Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigando as atribuições de causalidade para situações de sucesso e fracasso escolar e as orientações motivacionais de alunos de primeiro grau: uma contribuição para a psicologia do ensino e da aprendizagem

Processo: 97/07303-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Evely Boruchovitch
Beneficiário:Mirella Lopez Martini Fernandes Paiva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fracasso escolar   Sucesso escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atribuicoes De Causalidade | Desempenho Academico | Dificuldades De Aprendizagem | Fracasso Escolar | Orientacoes Motivacionais | Sucesso Escolar

Resumo

Pesquisa têm considerado as dificuldades de aprendizagem, como decorrentes das características físicas, psíquicas e sócio-econômicas do aprendiz. Todavia, pouco tem sido feito, no sentido de se compreender os problemas de aprendizagem do ponto de vista daqueles que mais os vivenciam: os alunos. Assim, sendo, o objetivo deste projeto é investigar as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e as orientações motivacionais de alunos de 3ªs e 5ªs séries do 1º grau. Espera-se que o estudo possa propiciar um conhecimento maior sobre como os alunos interpretam suas experiências de sucesso e fracasso, mas também se constitua numa contribuição para as pesquisas trasculturais, na área da atribuição de causalidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAIVA, Mirella Lopez Martini Fernandes. Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.