Busca avançada
Ano de início
Entree


Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras

Texto completo
Autor(es):
Mirella Lopez Martini
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Evely Boruchovitch
Orientador: Evely Boruchovitch
Resumo

Pesquisas têm considerado as dificuldades de aprendizagem, como decorrentes das características físicas, psíquicas e sócio - econômicas do aprendiz. Todavia, poucos estudos tem sido realizados, no sentido de se compreender os problemas de aprendizagem do ponto de vista daqueles que mais os vivenciam: os alunos. Assim sendo, o objetivo deste projeto é investigar as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar, as crenças gerais e as orientações motivacionais de alunos de 3as e sas séries do ensino fundamental. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada composta de questões abertas sobre atribuições de causalidade, crenças gerais e/orientações motivacionais. As atribuições mais freqüentes para sucesso e fracasso escolar, respectivamente, foram Prestar/Não Prestar Atenção e Esforço/Falta de Esforço. A orientação motivacional intrínseca esteve mais presente do que a extrínseca. Os dados parecem indicar uma tendência dos alunos responsabilizarem-se pelas suas experiências escolares ao atribuírem o sucesso e fracasso à causas predominantemente internas. Somados aos resultados de motivação intrínseca, estes dados possuem importantes implicações educacionais, pois a maioria dos alunos parece acreditar que pode melhorar seu desempenho através de seus próprios recursos e revelam estar motivados pelo próprio prazer em aprender (AU)

Processo FAPESP: 97/07303-4 - Investigando as atribuições de causalidade para situações de sucesso e fracasso escolar e as orientações motivacionais de alunos de primeiro grau: uma contribuição para a psicologia do ensino e da aprendizagem
Beneficiário:Mirella Lopez Martini Fernandes Paiva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado