Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao da escala (cr 10 de borg com a escala analogica visual (vas) na avaliacao da dor em pacientes com desordem temporomandibular.

Processo: 01/11173-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Sergio Sheiji Fukusima
Beneficiário:Adriana do Vale Ferreira Bacci
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Dor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desordem Temporomandibulares | Dor | Escala Analogica Visual | Escala Cr 10 De Borg

Resumo

As Desordens Temporomandibulares constituem uma alteração musculoesquelética de origem multifatorial capaz de apresentar diversos sinais e sintomas. Dentre a sintomatologia, a dor aparece com freqüência e é ela a responsável, muitas vezes, pela procura de tratamento especializado. Saber diagnosticá-la e tratá-la torna-se então uma exigência para o profissional da saúde. Métodos psicofísicos, aceitos nos meios científicos e clínicos, podem ser utilizados como instrumentos auxiliares na mensuração da dor. Dentre esses métodos encontra-se a Escala Analógica Visual (VAS), tradicionalmente, aceita para mensurar aspectos subjetivos como a dor. No entanto, alguns estudos têm mostrado limitações no uso desse instrumento. Essas limitações são, em parte superadas, por uma outra escala mais recente: a CR10 proposta por Borg. Essa escala permite a obtenção de um maior número de ponderações psicofísicas e conseqüentemente uma maior riqueza interpretativa. O objetivo desse estudo será avaliar se a escala CR10 e a Escala Analógica Visual são adequadas para mensurar a dor nas Desordens Temporomandibulares antes e após tratamento odontológico conservador (placa mio-relaxante, ajuste oclusal e exercícios musculares). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BACCI, Adriana Do Vale Ferreira. Comparação da escala CR10 de Borg com a escala analógica visual (VAS) na avaliação da dor em pacientes com disfunções temporomandibulares.. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.