Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de injúrias mecânicas em abacates Hass e Prince usando-se tomografia de ressonância magnética e efeitos fisiológicos destas injúrias

Processo: 02/08828-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 17 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:José Fernando Durigan
Beneficiário:Juliana Sanches de Laurentiz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Abacate   Qualidade dos alimentos   Pós-colheita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abacate | Injurias Mecanicas | Pos-Colheita | Qualidade | Ressoncia Magnetica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos das injúrias mecânicas, por impacto, compressão e corte, na fisiologia de abacates 'Hass' e 'Prince', através de análises físico-químicas, bioquímicas e sensoriais, assim como testar a detecção das mesmas, usando-se a tomografia de ressonância magnética. O trabalho será dividido em três experimentos. A) Desenvolvimento de metodologia para o estabelecimento controlado das injúrias por impacto, compressão e corte; B) Avaliação dos efeitos destas injúrias através de análises físico-químicas, bioquímicas e sensoriais (massa fresca, coloração da casca e da polpa, aparência, textura, acidez total titulável, pH, atividade da peroxidase, polifenoloxidase, pectinametilesterase e poligalacturonase, teores de pectina total e solúvel, atividade respiratória e avaliação sensorial; C) Avaliação das injúrias mecânicas através de tomografia de ressonância magnética, com formação de imagens (MRI). Serão avaliadas amostras para cada tratamento (impacto, compressão e corte). De cada fruto serão obtidos 9 tomogramas simétricos, a partir do centro do fruto, em cortes sagitais. Serão realizadas imagens do tipo coronal, para as injúrias por impacto e por compressão e sagital para as injúrias por corte. Para analisar os resultados obtidos com a avaliação das variáveis físico-químicas, bioquímicas e sensoriais e suas variações, ao longo do tempo de armazenamento, utilizar-se-á a análise estatística multivariada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIANA SANCHES; JOSÉ F. DURIGAN; MARIA F. B. DURIGAN. Aplicação de danos mecânicos em abacates e seus efeitos na qualidade dos frutos. Engenharia Agrícola, v. 28, n. 1, p. 164-175, . (02/08828-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAURENTIZ, Juliana Sanches de. Efeito de injúrias mecânicas na qualidade pós-colheita de abacates. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.