Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento estrategico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento de um roteiro pratico para o processo de elaboracao do planejamento.

Processo: 99/11257-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Edmundo Escrivão Filho
Beneficiário:Ana Cláudia Fernandes Terence
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento estratégico   Pequenas e médias empresas   Competitividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competitividade | Especificidades De Gestao | Pequena Empresa | Planejamento Estrategico

Resumo

O objetivo desta pesquisa é desenvolver um roteiro prático para auxiliar o pequeno empresário na elaboração do planejamento estratégico, considerando suas especificidades de gestão. Este roteiro deverá ser construído com base nos modelos de planejamento estratégico propostos pelos principais autores desta área, e deverá implicar a especificação dos tópicos essenciais e a forma de desenvolvê-los. Devido à grande importância das pequenas empresas no contexto sócio-econômico, e aliado à sua ineficiência no processo estratégico, faz-se necessário abordar a questão do planejamento estratégico de forma menos complexa e formal e, sobretudo, considerando-se suas principais particularidades de gestão. Para se desenvolver o roteiro em questão, optou-se pela metodologia científica classificadas como pesquisa-ação, a se desenvolver em 3 fases: 1) a definição do roteiro; 2) a sua aplicação em empresas previamente selecionadas, e 3) a realização de ajustes no roteiro, com base nas avaliações realizadas nas pequenas empresas selecionadas. Ao final da pesquisa, espera-se que o roteiro auxilie o pequeno empresário na adoção desta técnica administrativa como incremento de competitividade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TERENCE, Ana Cláudia Fernandes. Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.