Busca avançada
Ano de início
Entree


Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento

Texto completo
Autor(es):
Ana Cláudia Fernandes Terence
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Edmundo Escrivao Filho; Helena Carvalho de Lorenzo; Rosangela Maria Vanalle
Orientador: Edmundo Escrivao Filho
Resumo

No universo das pequenas empresas o planejamento estratégico, realizado como processo contínuo de interação da empresa com o ambiente, que permite estabelecer os objetivos e as potencialidades da empresa, além de orientar o melhor aproveitamento dos recursos utilizados pela organização, é pouco utilizado, e tais organizações apresentam-se ineficientes no processo estratégico, seja pela complexidade desta ferramenta, seja por suas características de gestão. Assim, faz-se necessário abordar o planejamento estratégico de forma menos complexa e formal e, principalmente, considerando-se as suas principais características de gestão: estruturais, comportamentais e contextuais. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver e avaliar a utilização de um roteiro para auxiliar o pequeno empresário na elaboração do planejamento estratégico, considerando suas especificidades de gestão. O roteiro, construído com base nos modelos de planejamento propostos pelos principais autores da área, possui a peculiaridade que lhe deve ser atribuída – ser prático no auxílio ao pequeno empresário na elaboração do planejamento estratégico, implicando a especificação dos tópicos essenciais e a forma de desenvolvê-los. O roteiro demonstrou ser de fácil utilização e, nas empresas onde foi aplicado, auxiliou o pequeno empresário na adoção desta ferramenta como incremento de competitividade à medida que a utilização desta proporciona reflexões e diretrizes para as atividades da organização, como também possibilita adaptação e capacidade de resposta às mudanças do mercado. Esta pesquisa visa também colaborar para um melhor entendimento do processo estratégico nas pequenas organizações (AU)

Processo FAPESP: 99/11257-3 - Planejamento estrategico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento de um roteiro pratico para o processo de elaboracao do planejamento.
Beneficiário:Ana Cláudia Fernandes Terence
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado