Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência a fadiga de ligas nova e refundida a base de titânio em diferentes meios de armazenagem

Processo: 97/10041-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1997
Data de Término da vigência: 30 de abril de 1999
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Guilherme Elias Pessanha Henriques
Beneficiário:Ricardo Alexandre Zavanelli
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese parcial removível   Fadiga dos materiais   Fluoretos   Ligas metálicas   Titânio   Fundição (processos de fabricação)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fadiga | Fluoretos | Ligas | Protese Parcial Removivel | Titanio

Resumo

O alto custo das ligas áureas encorajou o desenvolvimento de ligas alternativas baseadas nas técnicas de fundição já conhecidas e que apresentem propriedades físicas desejáveis. Dentre estas ligas destacam-se as ligas do sistema cobalto-cromo-molibdênio, níquel-cromo, cobre-alumínio e titânio. Devido às propriedades bem estabelecidas de ósseo-integração e biocompatibilidade e a propriedades singulares como baixo peso específico, facilidade de acabamento e alta, relação resistência/peso, tem-se introduzido o uso do ligas de titânio na confecção de coroas e próteses. Embora apresentem propriedades que justifiquem seu uso na manufatura de infra-estruturas protéticas, as ligas de titânio são consideradas susceptíveis de alterações superficiais devido ao uso de soluções fluoretadas. Procedimento bastante difundido quando do uso de ligas, áureas e alternativas, a refusão não traz comprometimento da estrutura obtida. Haja vista a fadiga ser considerada a maior causa de fracasso por fratura de infra-estruturas metálicas em serviço, por ser influenciada pela superfície, além da ausência de trabalhos que relacionem esta propriedade com o possível ataque superficial de soluções fluoretadas, o propósito deste estudo será: avaliar e comparar a resistência à fadiga de liga de titânio nova e refundida em diferentes meios de armazenagem (saliva artificial e solução fluoretada). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZAVANELLI, Ricardo Alexandre. Resistencia a fadiga do titanio comercialmente puro e de liga Ti-6Al-4V em diferentes meios de armazenagem. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.