Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao de criterios de selecao para crescimento utilizando diferentes modelos em gado de corte.

Processo: 03/04457-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Henrique Nunes de Oliveira
Beneficiário:Anderson Daniel Freitas Vargas
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ganho de peso   Gado Nelore   Análise de sobrevivência   Dados censurados

Resumo

O presente projeto tem por objetivo, comparar diferentes modelos para análise das características baseadas em dias para atingir determinado peso (D160 e D240), e compará-las com as características baseadas em ganho de peso (GMDND e GMDPD) como critério de seleção para características de crescimento de animais da raça Nelore. Serão utilizados modelos lineares mistos e modelos de sobrevivência censurados com aumento de dados, através de inferência bayesiana. Serão comparados os valores genéticos e ganhos esperados nas duas classes de características consideradas. Os dados deste estudo serão provenientes do Programa de Melhoramento Genético da raça Nelore, desenvolvido pelo Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. A comparação das metodologias será realizada a partir dos valores genéticos preditos de todos os animais para cada característica estudada em cada método avaliado. Serão obtidas as correlações simples e de rank entre os valores genéticos dos animais. Este procedimento visa comparar os diferentes critérios de seleção estudados, considerando as mudanças no posicionamento dos animais nas diferentes classificações, analisar o impacto do método de seleção utilizado na classificação dos animais e analisar o impacto das diferentes metodologias na escolha dos reprodutores. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VARGAS, Anderson Daniel Freitas. Comparação de critérios de seleção para crescimento em gado de corte utilizando diferentes modelos de análise. 2005. 104 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Faculdade de Ciências Agronômicas Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.