Busca avançada
Ano de início
Entree

Enantiosseletividade na disposicao cinetica da nisoldipina em pacientes hipertensos portadores de diabete melito tipo ii. utilizacao da lidocaina como farmaco marcador do cyp3a4.

Processo: 99/00730-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Pesquisador responsável:Vera Lúcia Lanchote
Beneficiário:Maria Paula Marques Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacocinética   Diabetes mellitus   Enantiômeros   Lidocaína   Pacientes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabete | Enantiomeros | Farmacocinetica | Lidocaina | Nisoldipina | Pacientes

Resumo

O estudo visa investigar o fenômeno da enantiosseletividade na disposição cinética da nisoldipina em pacientes hipertensos portadores de diabete melito tipo H e em tratamento com nisoldipina racêmica em regime de dose múltipla. O estudo ainda abrange a investigação da atividade in vivo do CYP3A4 utilizando a lidocaína como fármaco marcador assim como a correlação farmacodinâmica da nisoldipina, aferida por medida ambulatorial da pressão arterial e freqüência de pulso (MAPA), com os parâmetros farmacocinéticos determinados. Serão investigados 16-20 pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica leve a moderada, portadores (Grupo diabete) ou não (Grupo controle) de diabete melito tipo II. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Maria Paula Marques. Enantiosseletividade na disposição cinética da nisoldipina em pacientes hipertensos portadores de diabetes mellitus tipo 2. Utilização da lidocaína como fármaco marcador do CYP3A4. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.