Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Análises de redes metabólicas em Kluyveromyces marxianus utilizando substratos marcados com 13C

Processo: 03/07037-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Andreas Karoly Gombert
Beneficiário:Gustavo Graciano Fonseca
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Kluyveromyces marxianus

Resumo

As leveduras não-convencionais, como as do gênero Kluyveromyces, estão ganhando um espaço cada vez maior na indústria e nos estudos acadêmicos. No entanto, pouco se conhece ainda sobre seu metabolismo e sua fisiologia, pré-requisitos essenciais para ampliar o emprego destas leveduras como geradoras de compostos de interesse para o homem, dentro do conceito de "cell factory". Com o objetivo de quantificar a distribuição de fluxos pelo metabolismo central da levedura Kluyveromyces marxianus, será utilizada a análise de redes metabólicas. Serão realizados cultivos descontínuos e contínuos em biorreator, em meio de cultura definido, com as linhagens CBS 6556 e NRRLy2415 (dimórfica), obtendo-se diferentes estados fisiológicos bem definidos. O consumo de substratos e a formação de produtos serão medidos por técnicas convencionais (gravimetria, cromatografia líquida, ensaios enzimáticos). A fonte de carbono utilizada nos cultivos será marcada com 13C e as marcações fracionárias em compostos intracelulares como aminoácidos e açúcares serão medidas por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa. Desta forma, os fluxos metabólicos serão calculados através de rotinas de otimização não-lineares, empregando-se modelos matemáticos que descrevam adequadamente o metabolismo desta levedura, tanto em termos das conversões entre metabólitos, quanto em termos das transições de átomos de carbono envolvidas em cada reação da rede metabólica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, GUSTAVO GRACIANO; BARBOSA DE CARVALHO, NUNO MIGUEL; GOMBERT, ANDREAS KAROLY. Growth of the yeast Kluyveromyces marxianus CBS 6556 on different sugar combinations as sole carbon and energy source. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 97, n. 11, p. 5055-5067, JUN 2013. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.