Busca avançada
Ano de início
Entree

Da abertura a transicao: o partido comunista brasileiro e a cultura politica da esquerda brasileira.

Processo: 99/05365-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1999
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Alberto Aggio
Beneficiário:Clayton Cardoso Romano
Instituição Sede: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura política   Democracia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Politica | Democracia | Esquerda | Eurocomunismo | Frentismo | Pcb

Resumo

O objetivo deste projeto é estudar a cultura política da esquerda no Brasil, analisando a política desenvolvida pelo PCB entre 1974 e 1984. Foi durante este período que o país experimentou um movimento de democratização política e social, decorrente da "abertura" do regime autoritário vigente desde 1964. Até a década de setenta a história da esquerda brasileira foi, em grande parte, influenciada pela trajetória do PCB. O processo de elaboração de uma nova linha política, a partir de meados da década de 1950, culminou no restabelecimento da "política de Frente Popular". Tendo na "Declaração de Março" de 1958 o início do processo de uma "nova política", procura-se averiguar a hipótese de que o período proposto se constituiu como o momento histórico onde a esquerda, em especial o PCB, forjou uma cultura política democrática. Mesmo esgotado politicamente a partir da década de 1980, entendemos que a política desenvolvida pelo PCB ocupa um lugar estratégico na gestação de uma cultura política democrática para a esquerda brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROMANO, Clayton Cardoso. Da abertura à transição: o PCB e a cultura política democrática da esquerda brasileira. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca Franca.