Busca avançada
Ano de início
Entree

Criticalidade auto-organizada no modelo Olami-Feder-Christensen para terremotos: dinâmica dos epicentros

Processo: 03/03429-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Carmen Pimentel Cintra Do Prado
Beneficiário:Tiago de Paula Peixoto
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terremotos   Sistemas complexos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criticalidade Auto-Organizada | Mecanica Estatistica | Sistemas Complexos | Soc | Terremotos

Resumo

O conceito de criticalidade auto-organizada foi introduzido por Bak e colaboradores como uma possível explicação para a invariância de escala na natureza, e tem despertado grande interesse na comunidade de físicos. Um modelo particular, que vem despertando interesse e polêmica é o chamado modelo Olami-Feder-Christensen, para a dinâmica de terremotos (OFC). Além de estar relacionado com um dos melhores exemplos de SOC na natureza, o modelo OFC tem sido polêmico por exibir (ou não) criticalidade num regime dinâmico 'não conservativa'. Pretendemos (a) estudar o modelo OFC olhando para uma grandeza até agora não estudada, que é a evolução temporal dos epicentros de 'terremotos', e que estaria associada a uma nova lei de escala, recém-descoberta, em terremotos tanto do Japão quanto da Califórnia, (b) Fazer um estudo detalhado do comportamento do modelo durante o tempo (transiente) em que o sistema está se auto-organizando (antes do regime estacionário critico). Apenas recentemente a importância do estudo do processo de auto-organização ficou clara, e o máximo que se tem como certo é que as versões conservativa e não-conservativa tem comportamentos distintos, (c) Estudar, sob esse ponto de vista, e de forma comparativa, o modelo OFC-R (versão 'vizinhos aleatórios' do modelo OFC) para os qual existem diversos resultados analíticos. O estudante Tiago Peixoto já vem trabalhando no assunto durante uma iniciação científica com resultados preliminares promissores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEIXOTO‚ T.P.; DAVIDSEN‚ J.. Network of recurrent events for the Olami-Feder-Christensen model. Physical Review E, v. 77, n. 6, p. 066107, . (03/03429-6)
PEIXOTO‚ T.P.; PRADO‚ C.P.C.. Network of epicenters of the Olami-Feder-Christensen model of earthquakes. Physical Review E, v. 74, n. 1, p. 016126, . (03/03429-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEIXOTO, Tiago de Paula. Criticalidade auto-organizada no modelo Olami-Feder-Christensen de terremotos: dinâmica dos epicentros. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.