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Resposta dinâmica a turbulência contínua

Processo: 03/05938-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Maher Nasr Bismarck Nasr
Beneficiário:Ligia Mieko Isogai
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroelasticidade de aeronaves
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroelasticidade | Resposta Dinamica | Turbulencia Continua

Resumo

Veículos aeronáuticos e aeroespaciais são sujeitos à cargas externas de rajadas, causando tensões transientes na estrutura. Na determinação das cargas devido à rajadas, o histórico temporal da mesma assume uma variedade de formas e de magnitudes, e desta maneira um histórico temporal específico não será representativo da situação global. Sendo assim, o assunto deve ser de preferência tratado com métodos estatísticos baseados em dados experimentais. Um outro fato importante que entra na formulação do problema é a flexibilidade da estrutura, principalmente para estruturas leves, que voam em regimes de altas velocidades. A outra abordagem do problema é a integração numérica da equação do movimento fazendo o cálculo de resposta dinâmica de rajada discreta com variação de intensidade e da penetração da rajada até encontrar as respostas máximas. O objetivo do presente trabalho é uma avaliação dos méritos dos dois processos, e eventualmente chegar a resultados conclusivos sobre a comprovação dos requisitos de certificação. (AU)

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