Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento macro, microscópico e acesso cirúrgico da área de produção de hormônio do crescimento (GH) na hipófise de cães SRD (Cannis familiaris, Linnaeus 1758) e Golden Retriever com distrofia muscular (GRMD)

Processo: 03/03474-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Antonio Augusto Coppi Maciel Ribeiro
Beneficiário:Ana Rita de Lima
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipofisectomia   Distrofia muscular   Hormônio do crescimento   Hipófise   Cães

Resumo

A Distrofia Muscular do Golden Retriever (GRMD) é uma miopatia congênita degenerativa devido a ausência de distrofina, geneticamente homóloga à Distrofia Muscular de Duchenne em humanos. A morte espontânea é observada em GRMD durante as duas primeiras semanas de vida, quando uma alta concentração de creatinino quinase no soro permite um diagnóstico precoce da doença. Em neonatos GRMD, o diafragma, músculos intercostais, língua e músculos esqueléticos do tronco, pescoço e parte proximal dos membros, são particularmente afetados. As células produtoras de hormônio do crescimento (GH) estão localizadas na adeno-hipófise e são células cromofílicas acidófilas (células grandes com citoplasma acidófilo granular). Os métodos para a caracterização de células da adeno-hipófise são os citoquímicos (Ácido Periódico de Schiff-PAS, Alcian Blue pH 2,5 e Alcian Blue pH 0,5) e imunohistoquimicos (imunoperoxidase e imunofluorescencia indireta). As técnicas de hipofisectomia serão realizadas com o intuito de estudar o efeito da ausência ou queda acentuada da concentração do Gh na evolução da distrofia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA‚ AR; NYENGAARD‚ J.R.; JORGE‚ AAL; BALIEIRO‚ JCC; PEIXOTO‚ C.; FIORETTO‚ ET; AMBRÓSIO‚ CE; MIGLINO‚ MA; ZATZ‚ M.; RIBEIRO‚ A. Muscular dystrophy-related quantitative and chemical changes in adenohypophysis GH-cells in golden retrievers. GROWTH HORMONE & IGF RESEARCH, v. 17, n. 6, p. 480-491, 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Ana Rita de. Estudo quantitativo das células granulares adenohipofisárias associadas à produção do hormônio de crescimento e avaliação do perfil bioquímico do IGF-I em cães Golden Retriever com Distrofia Muscular (GRMD). 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.