Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas de alguns marcadores bioquimicos de overtraining ao longo de uma periodizacao no futebol. relacoes com as performances aerobia e anaerobia.

Processo: 03/04214-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Claudio Alexandre Gobatto
Beneficiário:Adelino Sanchez Ramos da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Eficiência   Overtraining   Futebol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Futebol | Overtraining | Parametros Psicologicos | Performance | Periodizacao

Resumo

O overtraining (OT) pode ser definido como um distúrbio neuroendócrino, que ocorre no eixo hipotálamo-hipófise, resultado do desequilíbrio entre a demanda do exercício e a capacidade de resposta do organismo. O objetivo do presente estudo é verificar as respostas de alguns parâmetros físicos, psicológicos e laboratoriais (marcadores bioquímicos de overtraining) ao longo de uma periodização do treinamento no futebol, estabelecendo valores de referências em. escores e percentis dos marcadores analisados e suas respostas nas diferentes fases do treinamento, assim como, a correlação entre os marcadores bioquímicos séricos, salivares e urinários com performances aeróbia e anaeróbia dos futebolistas. Para tanto participarão 20 atletas de futebol da categoria juvenil e profissional. Os atletas serão submetidos a coletas de sangue, urina e saliva para análise dos seguintes marcadores de overtraining: creatinina, uréia, creatina quinase, glutamina, glutamato, adrenalina, noradrenalina, cortisol, testosterona, sódio e potássio. Além disso, responderão ao questionário POMS e realizarão testes para mensurar a performance aeróbia, anaeróbia alática e lática. Para cada variável será calculada a média e desvio padrão dos participantes. Os parâmetros avaliados ao longo da periodização serão comparados entre si através de análise de variância para amostras repetidas, seguida, quando necessário, por teste post hoc de Newman Keuls. Em todos os casos, o nível de significância p≤ 0.05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)