Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao dos efeitos de bloqueadores das enzimas 5-alfa-redutase e aromatase na prostata de gerbilos em diferentes idades.

Processo: 03/09570-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Sebastião Roberto Taboga
Beneficiário:Lara Silvia Corradi
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Testosterona   Gerbillinae   Citoquímica   Próstata
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anti-Androgenicos | Aparelho Reprodutor | Citoquimica | Gerbilo | Prostata | Testosterona

Resumo

Na próstata a ação androgênica é acentuada devido à conversão da testosterona em diidrotestosterona pela 5alfa-redutase (Sa-r), enzima presente principalmente em células basais e estromais. Recentemente em nosso laboratório, o bloqueio da atividade desta enzima na próstata de gerbilos adultos revelou uma intensa reorganização do compartimento estromal e modificações epiteliais frente a nova situação hormonal. Deste modo, os resultados permitem indicar que, o bloqueio da atividade enzimátiea da Sa-r afetou as Interações homeostáticas entre epitélio e estroma, o que pode estar criticamente envolvido com alterações hormonais. Partindo-se destes dados, este projeto tem como objetivo analisar histoquímica, imunohistoquímica e ultra-estruturalmente as alterações da próstata de gerbilos (Meriones unguiculatus) em diferentes idades, através do bloqueio da atividade da enzima Sa-redutase, pela finasterida, e da aromatase, pelo inibidor estereoidal formestane, induzindo assim, uma nova condição hormonal, para que os papéis da testosterona e diihidrotestosterona no desenvolvimento e na manutenção da fisiologia prostática sejam ainda mais compreendidos, além de verificar a provável influência dos estrógenos nas interações homeostáticas epitélio-estromais. Com os dados estruturais e imunohistoquímicos, procurar-se-á compreender as possíveis relações entre as alterações morfológicas e os hormônios prostáticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORRADI, Lara Silvia. Inibição da atividade das enzimas 5-alfa redutase e aromatase na prostata do gerbilo da Mongolia. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.