Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro dos efeitos da aplicação de sistemas adesivos, do oxalato de potássio, ou a combinação de ambos, na permeabilidade dentinária

Processo: 03/04672-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Ricardo Marins de Carvalho
Beneficiário:Safira Marques de Andrade e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Dentina   Permeabilidade da dentina   Condutividade hidráulica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condutividade Hidraulica | Oxalato De Potassio | Permeabilidade Dentinaria

Resumo

O objetivo do trabalho é avaliar in vitro os efeitos da aplicação de sistemas adesivos, do oxalato de potássio, ou da combinação de ambos, na permeabilidade dentinária. Para isso, dentes terceiros molares humanos hígidos terão suas raízes seccionadas, a polpa coronária será removida, e o esmalte oclusal será desgastado até a obtenção de uma superfície plana de dentina. A condutividade hidráulida dos segmentos coronários resultantes será mensurada por meio de um medidor de fluxo automático (Flodec). Todos segmentos coronários terão sua permeabilidade mensurada inicialmente com a smear layer, e em seguida após a remoção da mesma por meio do condicionamento ácido. Os valores obtidos com a smear layer e após o condicionamento servirão como parâmetro de valores de condutividade hidráulica original e máxima, respectivamente. Após a medida da condutividade hidráulica máxima, as superfícies serão novamente polidas para que uma nova smear layer seja criada, e em seguida receberão diferentes tratamentos de adesão, com aplicação do adesivo convencional e auto-condicionante, combinados ou não com o oxalato. Cada espécime terá seus valores de permeabilidade original e máxima medidos anteriormente, os quais servirão como parâmetros para o cálculo das respectivas alterações frente aos tratamentos, expressas em porcentagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANDRADE E SILVA, SAFIRA MARQUES; DE OLIVEIRA CARRILHO, MARCELA ROCHA; MARQUEZINI JUNIOR, LUIZ; PIMENTEL GARCIA, FERNANDA CRISTINA; MANSO, ADRIANA PIGOZZO; ALVES, MARCELO CORREA; DE CARVALHO, RICARDO MARINS. EFFECT OF AN ADDITIONAL HYDROPHILIC VERSUS HYDROPHOBIC COAT ON THE QUALITY OF DENTINAL SEALING PROVIDED BY TWO-STEP ETCH-AND-RINSE ADHESIVES. Journal of Applied Oral Science, v. 17, n. 3, p. 184-189, . (03/04672-1, 03/11721-9)
MANSO‚ A.P.; MARQUEZINI‚ L.; SILVA‚ S.; PASHLEY‚ D.H.; TAY‚ F.R.; CARVALHO‚ R.M.. Stability of wet versus dry bonding with different solvent-based adhesives. Dental Materials, v. 24, n. 4, p. 476-482, . (03/11721-9, 03/04672-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Safira Marques de Andrade e. Avaliação in vitro dos efeitos da aplicação de sistemas adesivos, do oxalato de potássio, ou a combinação de ambos, na permeabilidade dentinária. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.