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Políticas públicas de trabalho e educação profissional: um estudo sobre o Plano Estadual de Qualificação (PEQ) no Ceará

Processo: 03/11435-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Lúcia Emília Nuevo Barreto Bruno
Beneficiário:Georgia Patricia Guimaraes dos Santo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Práticas pedagógicas   Trabalho   Qualificação profissional   Políticas públicas   Ceará
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Politicas Publicas | Qualificacao Profissional | Trabalho

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva analisar a implementação, os conteúdos e as ações pedagógicas do Plano Estadual de Qualificação (PEQ) Profissional do Ceará, especificamente na cidade de Fortaleza, haja vista o amplo espaço que a educação profissional tem ocupado dentro das políticas públicas de emprego e renda desde 1996. Isto porque temos presenciado um aumento das taxas de desemprego, bem como uma pseudo-centralidade da educação no debate nacional, colocada como condição fundamental para a participação dos países no mundo globalizado. Provavelmente, poucos foram os momentos na história em que trabalhadores, empresários, governo e diversos atores sociais tenham falado tanto sobre preparação para o trabalho e desenvolvimento do país se referindo ao campo da educação profissional. Nesse contexto, o Ceará é um Estado que apresenta uma fragilidade tecnológica, onde prevalecem processos de trabalho industriais com baixo grau de automação, organizados com base na fragmentação e na constituição de postos de trabalho com tarefas simplificadas, no entanto possui uma dinamicidade no setor de comércio e serviços, sobretudo, no turismo. Assim, faz-se mister não só identificar as coerências e os descompassos entre as intenções, as finalidades e os meios de execução dessa política pública de trabalho e educação profissional, mas primordialmente identificar seus limites e propor possibilidades, contribuindo para a construção de políticas mais efetivas. (AU)

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