Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterizacao de amostras de listeria monocytogenes em sistemas intensivos de producao de suinos e abatedouros.

Processo: 03/09705-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Andrea Micke Moreno
Beneficiário:Renata Paixão
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Listeria   Suínos   Eletroforese em gel de campo pulsado   Zoonoses   Fezes   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fezes | Listeria | Pcr | Pfge | Suino | Zoonose

Resumo

A ocorrência da listeriose em humanos vem crescendo em todo o mundo. No Brasil há vários relatos da infecção, porém estudos visando verificar a importância dos suínos na transmissão do agente através de produtos cárneos ou fezes para os seres humanos são inexistentes. O presente projeto de pesquisa tem por objetivos verificar a ocorrência de L. monocytogenes em amostras de fezes de suínos provenientes de sistemas intensivos de produção, fezes de animais na espera para o abate e, após o abate, em tonsilas, linfonodos e suabes de pernil, além de caracterizar os isolados geneticamente através da eletroforese em gel de campo pulsado. Os resultados obtidos, assim como as amostras isoladas, possibilitarão uma série de estudos futuros sobre a cadeia de transmissão, pontos críticos de controle, prevenção e epidemiologia molecular desta zoonose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)