Busca avançada
Ano de início
Entree

A sombra dos invisíveis: populações moventes e cultura residual em São Paulo, 1942-1964

Processo: 03/13760-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Nicolau Sevcenko
Beneficiário:Elena Pajaro Peres
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imigração   Migração humana   História cultural   Espaço urbano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Historia Da Cultura | Imigracao | Migracao | Pos-Segunda Guerra | Sao Paulo | Urbanismo

Resumo

O objetivo principal dessa pesquisa é fazer uma releitura da história sociocultural da cidade de São Paulo dos anos 40 até o início dos anos 60. Esse período foi considerado por muitos como próspero, em especial a década de 50, devido à junção do capital e da cultura num ambiente de redemocratização. O que se pretende, através de fontes diversas (literatura, documentação oficial, iconografia, periódicos, depoimentos, etc.) é revolver os escombros dessa visão dos "anos dourados", compreender como ela foi construída e quantos foram soterrados para dar sustentação às suas fundações. Para isso será levada em conta a perspectiva daqueles que foram tidos e abordados pelas elites paulistanas como invisíveis, indesejáveis e sem direito à aparição, por não representarem uma imagem considerada adequada aos parâmetros da modernidade que se queria erigir. Apesar disso, suas sombras eram visíveis e perturbavam sobremaneira aqueles que almejavam uma cidade planificada, sem espaço para a dissensão e a desordem. O eixo central da pesquisa será o estabelecimento de relações entre a ocupação dos espaços urbanos pelas populações moventes de São Paulo, os fragmentos de cultura residual, as diversas tentativas oficiais de reurbanização da cidade e a intencionalidade pedagógica presente na política cultural do período. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERES, Elena Pajaro. Exuberância e invisibilidade: populações moventes e cultura em São Paulo, 1942 ao início dos anos 70. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.