Busca avançada
Ano de início
Entree

A imprensa no Rio de Janeiro (1808-1821)

Processo: 03/12260-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Leila Mezan Algranti
Beneficiário:Juliana Gesuelli Meirelles
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Jornalismo   Leitores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Historia Da Leitura | Impresnsa | Jornalismo | Leitores | Politica

Resumo

O projeto tem como objetivo estudar as características e o impacto da imprensa na vida cultural do Rio de Janeiro com a vinda da família Real portuguesa e sua corte para o Brasil. Para tanto, propõe a investigação da concepção de imprensa do jornal oficial, Gazeta do Rio de Janeiro, através tanto de sua estruturação como primeiro órgão impresso na cidade do Rio de Janeiro, quanto seu diálogo com os jornais não oficiais que surgiram no período, como: Correio do Rio de Janeiro e Diário do Rio de Janeiro. Investigarei tais "diálogos" e relações com base nos pressupostos metodológicos da História da Leitura. Questionar quem eram os leitores, onde liam, e sobretudo como e porque liam é preocupação central da pesquisa. Assim, também terei como foco a compreensão de importantes sujeitos históricos, responsáveis pela produção, divulgação e circulação dos periódicos, como redatores e livreiros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEIRELLES, Juliana Gesuelli. A gazeta do Rio de Janeiro e o impacto na circulação de ideias no imperio luso-brasileiro (1808-1821). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.