Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de metodologia de cálculo neutrônico para queima e transmutação em ADS (Accelerator Driven System): conceito de um ADS rápido, refrigerado a hélio e utilizando ciclo de tório e urânio duplo estrato e refrigerado por hélio

Processo: 03/13233-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Nuclear - Tecnologia dos Reatores
Pesquisador responsável:José Rubens Maiorino
Beneficiário:Sara Tania Mongelli
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reatores nucleares

Resumo

Os Reatores Nucleares Atuais estão produzindo grandes quantidades de resíduos radioativos de Meia Vida longa (principalmente Transurânicos), que exigirá a estocagem em repositórios geológicos por milhares de anos. Desta forma novos conceitos de reatores têm sido desenvolvidos tendo como critério a queima destes resíduos de maneira a minimizar os tempos para estocagem em ciclos de combustíveis fechados. Os ADS ("Accelerator Driven Systems), ou sistemas nucleares subcríticos com uma fonte externa de nêutrons oriundos da reação de "spallation" induzida por prótons de um acelerador têm sido considerados como os mais prováveis "Queimadores Dedicados" e despertado na comunidade internacional grandes esforços de P&D para a demonstração de conceitos. No Brasil, dado as reservas de Tório e o parque nuclear já existente, os ADS poderão ser a solução para a gestão do combustível irradiado com geração de energia e aproveitamento das reservas de Tório. Pesquisas foram recentemente desenvolvidas inicialmente para implementação de métodos de cálculo para a descrição do termo fonte (interação de prótons com a matéria e produção de nêutrons), e o conseqüente transporte destes no meio subcrítico (LAHET-MCNP), além da proposta de novos conceitos Para complementação da metodologia de calculo e a sua utilização na demonstração de novos conceitos torna-se necessária a implementação da capacitação da capacidade de cálculo incluindo a queima e transmutação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARA T. MONGELLI; JOSÉ R. MAIORINO; S. ANÉFALOS; AIRTON DEPPMAN; THIAGO CARLUCCIO. Spallation physics and the ADS target design. Brazilian Journal of Physics, v. 35, n. 3b, p. 894-897, Set. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.