Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação dos domínios funcionais da proteína de matriz do vírus sincicial respiratório humano

Processo: 03/11865-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Armando Morais Ventura
Beneficiário:Rodrigo Esaki Tamura
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vírus sincicial respiratório humano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hrsv | Inibicao Da Transcricao | Montagem Da Particula Viral | Proteina De Matriz | Vacina | Vetores Adenovirais

Resumo

O Vírus Respiratório Sincicial Humano (HRSV) causa com freqüência doença no trato respiratório, sendo uma das principais causas de internações hospitalares de crianças e bebês. Das proteínas virais a proteína de Matriz é uma das menos caracterizadas. Sua função é relacionada com a montagem e brotamento da partícula viral, inibição da transcrição do nucleocapsídeo, além de já ter sido sugerido que pode participar da inibição da expressão gênica do hospedeiro no início da infecção. Pretende-se neste trabalho determinar os domínios funcionais dessa proteína necessários à interação com as demais proteínas virais, tanto internas (Nucleocapsídeo) quanto externas (proteínas de Fusão e Glicoproteína-G), e também determinar o domínio responsável pela inibição da transcrição viral ao final do processo replicativo. Determinando-se os requerimentos da proteína de Matriz necessários para inibir a transcrição viral ou o brotamento do virion, poderemos buscar ferramentas alternativas para combater a infecção viral. Ainda, utilizaremos os vetores pShuttleM e AdenoM para imunização de camundongos e determinação de sua capacidade imunogênica. Serão feitas combinações de diferentes vetores pShuttle (vacina de DNA) e vetores adenovirais (os vetores expressando M, com vetores expressando as glicoproteínas F e G do envelope, estes já obtidos em nosso laboratório) para verificar se há uma interação sinérgica em termos de resposta imunológica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAMURA, Rodrigo Esaki. Estudo dos domínios funcionais da  proteína de matriz do vírus respiratório sincicial humano.. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.