Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalencia de sintomas da fibromialgia na populacao do municipio de embu - sao paulo:dor,capacidade funcional,fadiga, sono e qualidade de vida.

Processo: 04/03193-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Amélia Pasqual Marques
Beneficiário:Ana Assumpção Berssaneti
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga   Prevalência   Fibromialgia   Capacidade funcional   Sono
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacidade Funcional | Dolorimetria | Fadiga | Fibromialgia | Prevalencia | Sono

Resumo

Fibromialgia é uma síndrome reumática caracterizada por dores musculoesqueléticas difusas e crônicas e pontos dolorosos específicos à palpação (tender points), freqüentemente associada à fadiga, distúrbios do sono e rigidez matinal e predominantemente em mulheres. O diagnóstico da síndrome é clínico e engloba a presença de dor crônica e difusa e 11 dos 18 tender points. Em alguns países a prevalência da Fibromialgia foi de 10,5% a 0,66%, sendo os valores mais aceitos entre 2% e 3,3%. Não existem no Brasil estudos que forneçam dados referentes à freqüência dessa síndrome. O objetivo deste trabalho é verificar a prevalência da fibromialgia na população adulta (35 a 60 anos) do Município de Embu, São Paulo e os principais sintomas da síndrome. O trabalho será realizado em dois momentos: no primeiro será realizado um levantamento dos moradores cadastrados nas nove ujiidades de saúde com idade entre 35 e 60. No segundo, a avaliação propriamente dita, incluindo a avaliação dos sintomas através de questionários específicos e a dolorimetria dos tender points. A amostra será selecionada, randomicamente. Os sujeitos serão divididos em três grupos: grupo 1 - Sem dor, grupo controle; grupo 2 - com dores difusas há mais de três meses; grupo 3 - com dor inespecífica. O número exato de sujeitos em cada grupo será calculado com a ajuda de um estatístico. Toda a análise estatística será realizada ao nível de significância a £ 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERSSANETI, Ana Assumpção. Prevalência de fribromialgia e avaliação de sintomas associados, capacidade funcional e qualidade de vida, na população do município de Embu, São Paulo. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.