Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da apoptose em embriões in vivo, in vitro e clonados em suínos

Processo: 04/01252-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Mayra Elena Ortiz D' Avila Assumpcao
Beneficiário:Ana Rita Sousa Coutinho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Suínos   Apoptose   Morfologia animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Embrioes | Fecundacao In Vitro | Morfologia | Suinos | Transferencia Nuclear

Resumo

A apoptose é um evento fisiológico envolvido na morte tecidual, desempenhando papel fundamental na remodelagem dos tecidos durante a embriogênese. Ocorre durante a fase de pré implantação em embriões in vivo e in vitro. Há evidências que em sistema artificiais de produção de embriões a apoptose ocorre em maior intensidade, contribuindo para um aumento da perda embrionária. Nos últimos anos, o estudo da apoptose vem despertando a atenção de muitos pesquisadores devido a atuação em diversos eventos biológicos. Alterações morfológicas, bioquímicas e moleculares observadas durante o início do desenvolvimento embrionário podem estar associados a apoptose. A compreensão do mecanismo de indução e a avaliação da incidência deste processo poderão ter como consequência melhoras nas taxas de produção de embriões produzidos por biotécnicas reprodutivas. Deste modo, o presente trabalho, apresenta como objetivo observar a incidência de apoptose em embriões suínos. Para a realização do experimento serão utilizados embriões suínos produzidos in vivo, in vitro e por TN, analisando a fase de bloqueio e pós bloqueio embrionário. A apoptose em ambos os grupos será determinada pelas alterações morfológicas empregando a microscopia óptica, eletrônica de transmissão e epifluorescência; pela atividade de Caspases e pela fragmentação do DNA. Uma melhor compreensão do mecanismo de apoptose, poderá auxiliar na elaboração dos protocolos de produção de embriões PIV e por TN em suínos, melhorando a… (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COUTINHO, Ana Rita Sousa. Presença da Caspase-3 ativa e das proteínas de reparo de lesões do DNA em embriões suínos ativados partenogeneticamente com alta ou baixa capacidade de desenvolvimento. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.