Busca avançada
Ano de início
Entree

Analogias e metáforas no ensino de física

Processo: 03/03798-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Roberto Nardi
Beneficiário:Fernanda Catia Bozelli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Ensino de ciências   Análise do discurso   Metáfora   Analogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Discurso | Analogias E Metaforas | Educacao Em Fisica | Ensino-Aprendizagem De Ciencia | Ensino-Aprendizagem De Fisica

Resumo

O uso de "técnicas de abstração", assim como analogias, metáforas, fantasias e pensamento experimental, tem desempenhado um papel central na construção de novas representações científicas. Um aspecto fundamental no ensino de física é a utilização dessas técnicas, entendidas como o estabelecimento de relações semânticas entre teoria e os fenômenos e objetos. Os modelos analógicos e metafóricos são uma classe particular de modelos didáticos, muito difundidos no ensino de física; são mecanismos de produção de significados que constituem a base de qualquer modelo didático e forma parte integral do processo de transposição didática. Essa pesquisa visa analisar o emprego de analogias e metáforas no ensino de Física, através do acompanhamento, durante um semestre das aulas, de uma disciplina de Física Geral de um curso de Licenciatura em Física. A atuação do docente deverá também ser avaliada através de entrevistas, visando aprofundar a discussão sobre episódios de ensino considerados relevantes para o estudo. O estudo deverá privilegiar a análise do discurso do professor e será desenvolvido numa abordagem qualitativa. Para a metodologia de análise de dados obtidos nas entrevistas prevê-se a utilização dos princípios e procedimentos da análise de discurso em sua linha francesa, conforme divulgado por Pêcheux (1990) e E. Orlandi (1999). A pesquisa deverá contribuir para a reflexão da prática docente no ensino superior de Física. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOZELLI, Fernanda Catia. Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.