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Multimodalidade na comunicação científica: uma proposta de estudo de metáforas, metonímias, analogias e narrativas para o ensino de redação acadêmica

Processo: 17/15988-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues
Beneficiário:Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues
Anfitrião: Mark Bernard Turner
Instituição-sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus São João da Boa Vista. São João da Boa Vista , SP, Brasil
Local de pesquisa: Case Western Reserve University, Estados Unidos  
Assunto(s):Letramento   Artigo científico   Comunicação científica   Redação   Habilidades para escrita

Resumo

O ensino de redação científica parece, há muito tempo, estar apenas no escopo das disciplinas de metodologia de pesquisa nas grades curriculares dos cursos de graduação. Contudo, na carreira acadêmica, o paradigma "Publique ou pereça" fez com que esse expediente didático se tornasse preocupação também de professores de línguas. Seja nas aulas de metodologia ou de línguas, o letramento acadêmico é um processo complexo que exige o desenvolvimento de competências e habilidades. No que diz respeito às habilidades linguísticas, é inegável que as imagens agreguem à comunicação valor ilustrativo, didático, criativo e persuasivo. No texto científico, por exemplo, o uso de gráficos e diagramas serve, muitas vezes, de domínio fonte para a compreensão de alvos abstratos. O verbal e o imagético são fortes aliados na produção e compreensão da significação. Todavia, a multimodalidade não se concretiza apenas na coexistência de linguagens distintas. Recursos linguísticos tais como metáforas, metonímias, analogias e narrativas são essencialmente multimodais. Com base no referencial teórico da Linguística Cognitiva e a partir de um corpus de artigos científicos, em português e em inglês, coletados de periódicos das três grandes áreas do conhecimento, pretende-se analisar um conjunto de construções multimodais, verificando como elas tornam os textos científicos mais claros e atraentes. A partir dos resultados da análise, será proposta uma aplicação didática para o uso sistemático da multimodalidade na escrita científica, visando ao desenvolvimento do letramento de pesquisadores e, consequentemente, contribuindo para a publicação de alto impacto. (AU)

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