Busca avançada
Ano de início
Entree


Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Cátia Bozelli
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Roberto Nardi
Resumo

As relações entre linguagem e ensino de ciências têm sido objeto constante de pesquisa nos últimos anos, tendo se constituído numa promissora linha de investigação na área de Educação em Ciências. Dentre essas pesquisas, destacam-se os estudos sobre a utilização das analogias e metáforas enquanto recurso didático mediador entre os procesos de ensino e de aprendizagem. No caso específico da pesquisa em Ensino de Física, muitos dos pesquisadores têm mostrado interesse no levantamento de fenômenos físicos que podem ser comparados através do uso dessas figuras de linguagem. Entretanto, as condições de produção das analogias e/ou metáforas pelo professor ou pelo aluno são ainda pouco estudadas, e a partir desta constatação é que esta pesquisa foi desenhada. Com o intuito de avançar nos estudos nessa linha, procura-se aqui responder a questões do tipo: como as analogias e metáforas são utilizadas nas aulas de física? (AU)

Processo FAPESP: 03/03798-1 - Analogias e metáforas no ensino de física
Beneficiário:Fernanda Catia Bozelli
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado