Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma interpretacao para dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratorio didatico de fisica.

Processo: 04/03555-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Beneficiário:Fábio Marineli
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concepcoes Alternativas | Ensino E Aprendizagem | Realidade Fisica

Resumo

Avançando numa interpretação de resultados obtidos em trabalho anterior sobre a concepção de medida entre estudantes num curso de laboratório, pretende-se agora, baseando-se nos mesmos dados utilizados anteriormente, buscar um entendimento sobre as concepções desses estudantes a respeito da realidade e de sua representação através de teorias da Física, além de outros aspectos relacionados ao laboratório didático. Nossa hipótese de trabalho é que a concepção da natureza da ciência trazida pelos estudantes tem implicações sobre o trabalho experimental no laboratório didático, dificultando a aprendizagem dos conceitos de medida das grandezas físicas atribuídas aos fenômenos reais; que os erros e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no trabalho no laboratório devem-se a uma concepção de senso comum relativa à física como uma ciência que estuda e modela a natureza e da sua relação com uma realidade exterior a ela. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARINELI, Fábio. Uma interpretação para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes num laboratório didático de física. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.