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A inserção da mulher no campo da composição musical erudita brasileira no século XX através da trajetória de quatro compositoras: Maria Helena R. Fernandes, Jocy de Oliveira, Marisa Rezende e Denise Garcia

Processo: 04/05774-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Lenita Waldige Mendes Nogueira
Beneficiário:Tania Mello Neiva
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Música brasileira   Composição musical   Século XX   Compositores   Mulheres na arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composicao | Compositoras Brasileiras | Musica | Musica Brasileira | Seculo Xx

Resumo

Esta pesquisa visa discutir a inserção da mulher compositora no campo da composição musical erudita brasileira no século XX através do estudo de casos. Foram escolhidas três compositoras de gerações distintas: Denise Hortência Lopes Garcia (1955), Maria Helena Rosas Fernandes (1933) e Marisa Rezende (1944) como objetos de estudo. Em um primeiro momento faremos uma contextualização histórica e conceitual de campo da composição musical erudita brasileira, no século XX. Com isso poderemos vislumbrar, de modo geral, as relações entre os sexos masculino e feminino no interior deste campo. A segunda etapa da pesquisa consiste em coleta de material referente à inserção das compositoras escolhidas dentro deste campo. Analisaremos currículos, textos publicados, críticas entre outros. Faremos catalogação da obra verificando onde, quando e por quem as peças foram tocadas. Serão realizadas entrevistas com as compositoras e com personalidades que possam ter tido alguma espécie de influência na obra e na trajetória das mesmas. Por fim pretendemos estabelecer relações entre as trajetórias das três compositoras estudas com o que pudemos verificar na primeira etapa da pesquisa, referente à contextualização histórica e conceitual de campo da composição musical no Brasil no século XX, podendo, assim, fazer uma discussão sobre a inserção da mulher no interior deste. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEIVA, Tania Mello. Cinco mulheres compositoras na música erudita brasileira contemporânea. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.