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Cinco mulheres compositoras na música erudita brasileira contemporânea

Texto completo
Autor(es):
Tania Mello Neiva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Lenita Waldige Mendes Nogueira; José Roberto Zan; Janete El Hauli; Claudio Richerme de Oliveira Azevedo
Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira
Resumo

A pesquisa consiste em discutir a inserção da mulher no campo da composião musical erudita brasileira na segunda metade do século XX através do estudo de caso. Foram escolhidas cinco compositoras: Maria Helena Rosas Fernandes (1933), Joey de Oliveira (1936), Marisa Rezende (1944), Vânia Dantas Leite (1945) e Denise Garcia (1955). A partir da metodologia da história oral, baseada principalmente em coleta de dados, entrevistas e análise de documentos primários, juntamente com a metodologia de pesquisa de história de conteúdo, caracterizada pela pesquisa bibliográfica fundamentalmente, foram elaboradas as trajetórias de cada compositora, enfocando a composição musical em suas vidas. Trabalhamos com alguns conceitos específicos para realização das análises e da reconstrução do campo, tais como: campo e dominação masculina desenvolvidos por Pierre Bourdieu e de geração por Karl Mannhein. Procuramos compreender a maneira como essas mulheres se tomam compositoras dado uma realidade caracterizada pela quase ausência feminina nesse campo, apesar das inúmeras conquistas da mulher durante o século XX, no Brasil e no mundo (AU)

Processo FAPESP: 04/05774-5 - A inserção da mulher no campo da composição musical erudita brasileira no século XX através da trajetória de quatro compositoras: Maria Helena R. Fernandes, Jocy de Oliveira, Marisa Rezende e Denise Garcia
Beneficiário:Tania Mello Neiva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado