Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodos de pontos interiores aplicados ao problema de pre-despacho de um sistema hidrotermico.

Processo: 04/04814-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira
Beneficiário:Roy Wilhelm Probst
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Métodos de pontos interiores   Programação quadrática

Resumo

Os métodos de pontos interiores primais-duais serão desenvolvidos para o problema de minimização das perdas na geração e transmissão do pré-despacho DC de um sistema de potência hidrotérmico e a estrutura matricial resultante explorada objetivando uma implementação eficiente. Uma vez que a demanda de energia varia ao longo do dia, a geração de energia deve acompanhar a variação da carga. No pré-despacho de sistemas hidrotérmicos, as usinas hidroelétricas tem uma meta a cumprir em um determinado dia, estabelecida pelo planejamento de longo prazo. As usinas termoelétricas, por sua vez, apresentam restrições de rampa, pois necessitam de um determinado tempo tanto para aumentar quanto para reduzir sua produção de energia. A implementação dos métodos de pontos interiores a serem desenvolvidos será comparada com uma implementação para o problema de pré-despacho que não considera as restrições em rampas em termos de eficiência computacional e qualidade da solução. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PROBST, Roy Wilhelm. Metodos de pontos interiores aplicados ao problema de pre-despacho de um sistema hidrotermico. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.