Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioecologia de duas especies do genero hexapanopeus (crustacea, decapoda, xanthidae) na regiao de ubatuba, litoral norte do estado de sao paulo.

Processo: 04/05098-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Adilson Fransozo
Beneficiário:Patricia Bianca Fumis
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Xanthidae   Biologia populacional   Decapoda   Crustacea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Populacional | Crescimento Relativo | Crustacea | Decapoda | Hexapanopeus | Xanthidae

Resumo

O propósito deste projeto visa a caracterização dos aspectos bioecológicos de duas espécies de caranguejos (Hexapanopeus paulensis e Hexapanopeus schmitti) no litoral norte do estado de São Paulo, com ênfase na determinação da distribuição espacial e temporal relacionada aos fatores ambientais. Para a realização destes estudos, os animais foram coletados mensalmente, por um período de dois anos (1998 e 1999) utilizando-se um barco de pesca equipado com duas redes de arrasto. Foram amostradas três enseadas: Mar Virado, Ubatuba e Ubatumirim, localizadas na região de Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo. Em cada enseada foram realizados seis transectos, sendo que em cada transecto foram amostrados os fatores abióticos. Os animais encontram-se acondicionados na coleção científica do Depto. de Zoologia (Unesp, Campus de Botucatu). Para análise do crescimento relativo diversas mensurações serão realizadas, como comprimento e largura da carapaça, largura do abdome, largura e comprimento do própodo quelar. Para o estudo da estrutura populacional, os animais serão distribuídos em classes de tamanho, observando-se a freqüência de ocorrência em tais classes. Todos os fatores ambientais serão analisados descritivamente. Com relação aos demais dados, o nível, de significância dos testes aplicados serão de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FUMIS, Patricia Bianca. Bioecologia de duas espécies do gênero Hexapanopeus (Crustacea, Decapoda, Xanthoidea) na região de Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.