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Valoração do impacto ambiental e paisagístico do rodoanel nas áreas de mananciais em São Bernardo do Campo

Processo: 04/03875-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Paisagismo
Pesquisador responsável:Paulo Renato Mesquita Pellegrino
Beneficiário:Renee Garofalo Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Impactos ambientais   Desenvolvimento sustentável   Política urbana   Rodoanel   São Bernardo do Campo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Sustentavel | Gestao Da Cidade | Impacto Ambiental | Rodoanel | Unidades De Paisagem | Valoracao Ambiental

Resumo

No campo da política urbana vem, aos poucos, ganhando espaço, a idéia de que uma abordagem integrada dos problemas urbanos, enfocados sob a ótica do meio ambiente, pode gerar uma nova agenda de questões a serem contempladas no planejamento e na gestão das cidades. Porém, a questão ambiental não tem um estatuto determinado e por isso é abordada apenas através de uma visão ecológica, que propõe a preservação do ambiente. As cidades estão vivendo um grande problema ambienta) urbano resultante da dinâmica social e econômica sobre as bases naturais de sustentação. Porém, este processo de desenvolvimento é auto-alimentado e contínuo, não podendo simplesmente ignorá-lo, pois ele é necessário para a geração de riquezas. Este trabalho busca levantar e analisar criticamente um instrumento que contemple, ao mesmo tempo, processos estruturais e interesses difusos, não apenas visando o impedimento da ocupação das áreas ambientalmente frágeis, mas identificando maneiras de atingir um desenvolvimento sustentável, visando o homem integrado ao meio. Esta proposição justifica a escolha da área de estudo, a implantação do Rodoanel-trecho sul, em área de manancial no município de São Bernardo do Campo. Tendo como premissa que este empreendimento não é apenas uma obra viária e que possibilitará um crescimento da região. Para compatibilizar estes dados será utilizada a metodologia de valoração ambiental, possibilitando a qualificação das unidades de paisagem de acordo com suas potencialidades. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVEIRA, Renee Garofalo. Valoração do impacto ambiental e paisagístico: o trecho sul do Rodoanel da Grande São Paulo. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.