Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da televisão no comportamento alimentar de crianças e adolescentes

Processo: 04/07043-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Sebastião de Sousa Almeida
Beneficiário:Paula Carolina Barboni Dantas Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Hábitos alimentares   Obesidade   Propaganda comercial   Psicologia da criança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Habitos Alimentares | Midia E Alimentacao | Obesidade | Piramide Alimentar

Resumo

A obesidade entre crianças e adolescentes aumentou significativamente. Entre os fatores ambientais associados está a intensa veiculação de propagandas de alimentos pela TV. Os objetivos deste estudo serão: 1) investigar a quantidade de propagandas e a qualidade dos alimentos veiculados pela TV brasileira; 2) conhecer as características estruturais dessas propagandas e os apelos emocionais utilizados no persuasão dos consumidores e 3) investigar os efeitos destas propagandas nos hábitos de compra e de consumo de alimentos. Na primeira e segunda etapas serão realizadas gravações diárias das programações das três principais redes de TV de canal aberto do Brasil, onde os produtos anunciados serão classificados por categorias. Os dados quantitativos serão tratados pela Análise de Variância (ANOVA) e os alimentos classificados com base na Pirâmide Alimentar Adaptada. Ainda na segunda etapa, as propagandas de alimentos serão julgadas por 46 sujeitos, de ambos os sexos, na faixa etária entre 18 e 23 anos, com relação aos sentimentos explorados e às idéias associadas aos alimentos. A terceira etapa consistirá na aplicação do Questionário de Avaliação de Consumo, às famílias de 512 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade de 7a 14 anos, matriculados em escolas Estaduais e Municipais. Serão obtidos o peso e a altura dessas crianças e adolescentes, para o cálculo do índice de Massa Corporal. Os dados serão tratados pela Análise de Variância (ANOVA),Teste t e Teste de Newman-Keuls (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Paula Carolina Barboni Dantas. A influência da televisão nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.