Busca avançada
Ano de início
Entree

Seleção de substratos celulósicos atrativos para o cupim Coptotermes gestroi (Isoptera: Rhinotermitidae)

Processo: 04/04859-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Ana Maria Costa-Leonardo
Beneficiário:Juliana Toledo Lima
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Cupim   Isoptera   Rhinotermitidae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coptotermes | Cupim Subterraneo | Isca | Isoptera | Rhinotermitidae

Resumo

Coptotermes gestroi (Wasmann, 1896) é uma espécie exótica da Família Rhinotermitidae, considerada uma das pragas urbanas economicamente mais importantes no Brasil. O hábito críptico desse cupim limita os estudos sobre sua biologia e comportamento, o que dificulta um controle realmente efetivo. Uma forma de controle biorracional é a tecnologia de iscas, pois leva em consideração o comportamento social desses insetos, envolvendo os processos de trofalaxia e "grooming", além de preservar o meio ambiente. Seu princípio é a transmissão de agentes químicos ou biológicos diretamente para os cupins, visando atingir toda a colônia. A isca é composta por ingredientes ativos incorporados a substratos que contenham celulose. Esses substratos devem ser atrativos aos cupins, para que o controle seja mais eficiente. Em vista do exposto, a presente pesquisa propõe, por meio de testes laboratoriais e de campo, a seleção de substratos celulósicos mais atrativos e adequados à incorporação dos ingredientes ativos. Esses substratos precisam estimular o recrutamento e a atividade de alimentação dos térmitas, para uma melhor aplicação da tecnologia de isca no controle de C. gestroi. Inicialmente, serão testados 12 substratos celulósicos, e a partir desses, selecionados 6 que serão utilizados nos bioensaios posteriores. O período de duração de cada um dos testes laboratoriais será de 28 dias. Já para os testes de campo, esse período será de 14 dias. Os resultados serão analisados por meio de Análise de Variância e teste a posteriori de Tukey. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIANA TOLEDO LIMA; ANA MARIA COSTA-LEONARDO. Recursos alimentares explorados pelos cupins (Insecta: Isoptera). Biota Neotropica, v. 7, n. 2, p. 0-0, . (04/04859-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Juliana Toledo. Seleção de substratos celulósicos atrativos para o cupim Coptotermes gestroi (Isoptera: Rhinotermitidae). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.