Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo dos métodos de determinação e de estimativa dos teores de fibra e de açúcares redutores em cana-de-açúcar (Saccharum spp.)

Processo: 03/09588-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:André Ricardo Alcarde
Beneficiário:José Rubens Almeida Leme Filho
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Estudo comparativo   Cana-de-açúcar   Fibras vegetais   Açúcares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acucares | Ar | Atr | Cana | Fibra | Redutores

Resumo

Este trabalho de pesquisa visa estudar os métodos de determinação e de estimativa dos teores de fibra da cana e de açúcares redutores (AR) do caldo, parâmetros fundamentais do cálculo do açúcar total recuperável (ATR), que é o critério que rege o atual sistema de pagamento da cana pela sua qualidade. Existem 2 métodos analíticos para determinação do teor de fibra da cana: o método do digestor e o de Tanimoto. Para determinação analítica da concentração de AR do caldo utiliza-se o método de Lane & Eynon. Porém, em condições de usina, é inviável determinar, para cada caminhão amostrado, o teor de AR pelo método de Lane & Eynon, bem como o teor de fibra por métodos que envolvam secagem em estufa, fazendo-se necessário estimar esses valores correlacionando-os com outros. Existem fórmulas que correlacionam o teor de fibra com o peso do resíduo úmido resultante da prensagem de amostra de 500 g de cana desfibrada, e existe uma fórmula que correlaciona a pureza do caldo com o seu teor de açúcares redutores. O presente trabalho consiste em um estudo comparativo entre esses métodos de determinação e de estimativa. Ao término do curso de Mestrado, terão sido coletadas e analisadas mais de 200 amostras de cana, determinando-se os teores de fibra e de AR pelos vários métodos, possibilitando uma confiável comparação entre eles. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEME FILHO, José Rubens Almeida. Estudo comparativo dos métodos de determinação e de estimativa dos teores de fibra e de açúcares redutores em cana-de-açúcar (Saccharum spp.). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.