Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação e desenvolvimento de algoritmos de transformada de distância e aplicações

Processo: 03/09834-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Odemir Martinez Bruno
Beneficiário:Ricardo Fabbri
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de imagens   Geometria computacional   Visão computacional   Processamento de imagens

Resumo

A Transformada de Distância (TD) é um operador geral e com grande poder de aplicação. Todos os diversos algoritmos ótimos para o cálculo da TD euclideana (TDE) exata surgiram apenas a partir da década de 1990. Ainda não está claro qual é o melhor dos algoritmos de TDE exata, nem mesmo se realmente são exatos. Um dos objetivos deste projeto é comparar experimentalmente e teoricamente os principais algoritmos de TDE, visando-se obter conclusões sólidas e definitivas das diferenças de desempenho e exatidão de cada um. Tais conclusões são essenciais não só na teoria, mas também para viabilizar a aplicação prática dos algoritmos rápidos de TDE. Neste projeto, também pretende-se incorporar aos algoritmos de TDE a propagação de outras informações que auxiliem na solução de uma maior classe de problemas tais como esqueletização, diagramas de Voronoi, dimensão fractal e segmentação. Ademais, serão estudados os métodos levei sets e o algoritmo fast marching, que pode gerar a TDE e tem grande potencial para incorporar outros fatores à propagação além da distância geométrica. Pretende-se também desenvolver aplicações práticas dos métodos aqui estudados e desenvolvidos, preferencialmente em imagens médicas ou biológicas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FABBRI, Ricardo. Comparação e desenvolvimento de algoritmos de transformada de distância euclidiana e aplicações. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.