Busca avançada
Ano de início
Entree

Fundamentos filosoficos e antropologicos da paideia crista no pensamento de agostinho de hipona (354-430).

Processo: 04/05163-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Lidia Maria Rodrigo
Beneficiário:Eduardo Antonio Jordão
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cristianismo   Antropologia filosófica   Filosofia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agostinho Hipona (354-430) | Antropologia Filosofica | Cristianismo | Educacao | Filosofia | Paideia

Resumo

Este projeto concentra-se no estudo sistemático de um conjunto de obras de Agostinho, tendo como objetivo compreender o pensamento educacional do autor, não permanecendo restrito a uma só obra ou a um só período de sua vida, mas examinando o tema na trajetória de sua produção intelectual. Ao inserir seu pensamento educacional numa perspectiva mais ampla, isto é, levando-se em consideração seu contexto histórico, seu lugar na sociedade da África do Norte, sua trajetória intelectual e sua visão de mundo, pretende-se questionar os reducionismo e as lacunas dos Manuais de História da educação e, em conseqüência, aprofundar o conhecimento dos pressupostos filosóficos e antropológicos da paidéia agostiniana. Para tanto, depois de um estudo sobre as condições objetivas nas quais se desenvolveu o pensamento do autor, será empreendida a leitura de um conjunto de obras de Agostinho e de seus principais comentadores. De posse do conjunto dessas análises e do diálogo com alguns especialistas no pensamento do autor, serão formuladas respostas às principais questões levantadas. A metodologia de análise compreenderá uma leitura estrutural dos textos, articulando as teses defendidas pelo autor com os argumentos que as sustentam e fundamentam, o que não exclui o recurso a uma abordagem diacrônica visando contextualizar o autor e sua obra. O trabalho quer contribuir para dos debates em Filosofia da Educação e para a compreensão de um dos principais autores no qual se baseia uma visão de mundo e educação cristã. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JORDÃO, Eduardo Antonio. Um percurso educativo no interior da obra de Agostinho de Hipona (354-430). 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.