Busca avançada
Ano de início
Entree

O perpectivismo e o projeto leibniziano de conciliacao das filosofias.

Processo: 04/11422-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Luís César Guimarães Oliva
Beneficiário:Celi Hirata
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/06736-4 - Experiência e razão no pensamento moderno, AP.TEM
Assunto(s):Tradição   Gottfried Wilhelm Leibniz   Conhecimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conciliacao | Conhecimento | Leibniz | Perpectivismo | Tradicao

Resumo

Com o intento de fundar a metafísica rumo o conhecimento certo, Descartes rejeita a história precedente da filosofia. Com efeito, esta carrega consigo uma pluralidade de opiniões e disputas, o que é inaceitável face à unidade da verdade e da razão. Por isso, o progresso da filosofia em direção ao futuro só pode dar-se mediante uma ruptura com o passado. Leibniz, ao contrário, defende que o avanço do conhecimento rumo à descoberta de novas verdades pode e deve retomar o que já foi anteriormente estabelecido. Isto porque, sob a heterogeneidade das diversas filosofias, há uma homogeneidade de fundo: todas elas são expressões diferenciadas da mesma verdade. Ora, tal concepção parece ser decorrente daquela segundo a qual todas as mônadas expressam o universo inteiro sob uma determinada perspectiva. Tendo todas as expressões o mesmo referente (o universo), todas são verdadeiras e harmônicas entre si. Do mesmo modo, as diferentes filosofias, produtos dos espíritos humanos, possuem a mesma verdade subjacente, o que desfaz o pressuposto cartesiano de que a afirmação de uma impõe a exclusão total das outras. Assim, pretende-se pesquisar as relações que a tese leibniziana da mônada como espelho vivo do universo inteiro sob um determinado ponto de vista sustenta com o seu projeto de retomar o que há de melhor em cada filosofia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HIRATA, Celi. O perspectivismo e o projeto leibniziano de conciliação das filosofias. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.