Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento da tecnica de pcr em tempo real para a deteccao e diferenciacao de estirpes do virus da bronquite infecciosa das galinhas.

Processo: 04/12267-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Helio Jose Montassier
Beneficiário:Cintia Hiromi Okino
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/14950-3 - Bronquite infecciosa das galinhas: interações entre variabilidade genética e antigênica em estirpes do vírus da bronquite infecciosa e reflexos sobre a imunidade, o imunodiagnóstico e a imunoprofilaxia, AP.TEM
Assunto(s):Sonda   Coronavirus   Reação em cadeia da polimerase em tempo real

Resumo

A bronquite infecciosa das galinhas está presente em grande parte das empresas brasileiras e provavelmente é a enfermidade viral que está causando as maiores perdas econômicas da, atualidade, portanto a rápida detecção e identificação desse vírus são imprescindíveis para que medidas eficazes de controle sejam mais prontamente tomadas. Para tanto, é necessário que métodos de diagnóstico empregados sejam sensíveis, específicos, rápidos e de baixo custo. As técnicas de biologia molecular que se baseiam na pesquisa do genoma viral para a detecção deste vírus, têm se revelado bastante sensíveis e específicas, como a Transcrição Reversa (RT) seguida da reação em Cadeia de Polimerase (PCR). O advento da PCR em tempo real possibilitou algumas melhorias em relação à técnica de PCR tradicional, como o aumento da rapidez e a redução do risco de contaminação por manipulação de produtos amplificados, entre outras. Assim, no sentido de oferecer métodos de biologia molecular alternativos para a realização do diagnóstico laboratorial da bronquite infecciosa, o presente projeto propõe fazer o desenvolvimento e aplicação do método de PCR em tempo real, a partir do RNA genômico do vírus da bronquite infecciosa (VBI), para detectar e diferenciar as estirpes do VBI, através da utilização de sondas e oligonucleotídeos específicos, avaliando-se comparativamente a performance deste método de detecção com a técnicas de Semi-Nested-RT-PCR e também com as convencionais de isolamento viral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OKINO, CINTIA HIROMI; SILVA MONTASSIER, MARIA DE FATIMA; DE OLIVEIRA, ANDRESSA PERES; MONTASSIER, HELIO JOSE. Rapid detection and differentiation of avian infectious bronchitis virus: an application of Mass genotype by melting temperature analysis in RT-qPCR using SYBR Green I. JOURNAL OF VETERINARY MEDICAL SCIENCE, v. 80, n. 4, p. 725-730, APR 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OKINO, Cintia Hiromi. Desenvolvimento da técnica de RT-PCR em tempo real para detecção e diferenciação de estirpes do vírus da bronquite infecciosa das galinhas. 2007. 104 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.