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Estudo e aplicacao de tecnicas de reaproveitamento de movimentos capturados.

Processo: 04/12703-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Siome Klein Goldenstein
Beneficiário:Carlos Eduardo Scussiatto
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de sinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Captura De Movimento | Edicao De Movimento | Processamento De Sinais | Simulacao Fisica

Resumo

Existem muitas aplicações em computação gráfica, que necessitam de uma grande quantidade de movimentos que pareçam naturais, como em simulações, jogos interativos e produção de animação. E muito difícil sintetizar tais movimentos, principalmente se é uma pessoa que deve se movimentar. A captura de movimento é a principal técnica usada quando o problema é a animação de personagens humanos. Para facilitar o seu uso, e por causa do custo da captura, os pesquisadores tem enfocado seus esforços na manipulação dos dados para edição e reaproveitamento de movimentos e bibliotecas de captura de movimento. Dadas a posição inicial e final num ambiente virtual, desejamos gerar uma seqüência de movimentos do esqueleto que levem o personagem humanóide desde o início até o fim desse caminho, utilizando um conjunto de clipes de movimento capturados. Para conseguir esse objetivo, é necessário o estudo de técnicas de edição e reaproveitamento de movimento para ajustar os parâmetros do objeto virtual, tendo em vista a qualidade da animação gerada, o tempo e a automatização do processo de geração. (AU)

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