Busca avançada
Ano de início
Entree

Rede arterial perinodal em humanos

Processo: 03/12508-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Pedro Primo Bombonato
Beneficiário:Ana Paula Vidotti
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Coração   Vasos coronários   Nó sinoatrial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coracao | Exames Radiologicos | Irrigacao | No Sinoatrial | Rede Arterial Perinodal

Resumo

Pretende-se estudar a irrigação do nó sinoatrial em humanos normais, com especial enfoque na terminação da artéria do nó sinoatrial, evidenciando a "rede arterial perinodal", sua freqüência e formação. Serão utilizados 60 corações de humanos a fresco, de indivíduos adultos, sem doenças cardiorrespiratórias, obtidos em Serviços de Verificação de Óbitos legalmente estabelecidos no estado de São Paulo e Paraná. O método incluirá as técnicas de injeção de resina vinílica, diluída em acetona, para posterior dissecação da circulação atrial (30 corações), e injeção de material radiopaco (sulfato de bário), para posterior análise angiográfica (30 corações). A irrigação do nó sinoatrial será estudada pela descrição da origem da artéria do nó sinoatrial e de sua terminação, atentando para a presença ou não da chamada "rede arterial perinodal" (DIDIO et al., 1995) e identificação das artérias que contribuem para a formação desta rede. Os resultados serão submetidos a análise estatística. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIDOTTI, Ana Paula. Vascularização arterial da região do nó sinoatrial em corações humanos normais. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.