Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterização do gene da esterase relacionado a resistência a inseticidas organofosforados na mosca praga da pecuária Cochliomyia hominivorax (Diptera: Calliphoridae)

Processo: 04/12532-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Ana Maria Lima de Azeredo-Espin
Beneficiário:Renato Assis de Carvalho
Instituição Sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cochliomyia hominivorax   Inseticidas organofosforados   Resistência a inseticidas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Esterase | Milases | Organofosforado | Resistencia

Resumo

A Cochliomyia hominivorax (Coquerel), conhecida no Brasil como a mosca da bicheira, destaca-se como uma das mais importantes moscas causadoras de miíases, gerando graves prejuízos econômicos à pecuária. Os danos econômicos causados por essas infestações vêm através da redução da qualidade do couro e da produção de leite, e na perda de peso e fertilidade. No Brasil, o seu controle tem sido realizado principalmente através da aplicação de inseticida. Porém, o uso indevido desses agentes químicos pode provocar seleção de indivíduos resistentes. Um importante mecanismo de resistência a inseticidas organofosforados foi verificado em Lucilia cuprina, mosca pertencente à mesma família da C. hominivorax (Calliphoridae). A partir de um estudo semelhante realizado em C. hominivorax, foi identificada uma mesma substituição (Gly137 à Asp) em uma região homóloga à região do Lca7 em L. cuprina que, nesta espécie, é responsável por conferir resistência a inseticida organofosforado. A partir destes resultados, esse projeto tem como objetivo isolar e caracterizar o gene ortólogo ao Lca7 em indivíduos de C. hominivorax resistentes e susceptíveis ao inseticida e, através de um bioensaio, associar as mutações encontradas no gene à resistência ao organofosforado. Isso permitirá uma aplicação mais eficiente e racional de inseticidas no controle dessa praga da pecuária, visando uma maior produtividade animal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, NORMA MACHADO; DE CARVALHO, RENATO ASSIS; LIMA DE AZEREDO-ESPIN, ANA MARIA. Acetylcholinesterase cDNA sequencing and identification of mutations associated with organophosphate resistance in Cochliomyia hominivorax (Diptera: Calliphoridae). Veterinary Parasitology, v. 177, n. 1-2, p. 190-195, . (03/01458-9, 04/12532-8, 07/54431-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Renato Assis de. Isolamento e caracterização do gene da esterase relacionado a resistencia a inseticidas organofosforados na mosca praga da pecuaria Cochliomyia hominivorax (Diptera: Calliphoridae). 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

MÉTODO DE DETECÇÃO DE INDIVÍDUOS DE COCHLIOMYIA HOMINIVORAX MUTANTES PARA O GENE DE ESTERASE RELACIONADO COM RESISTÊNCIA A INSETICIDAS ORGANOFOSFORADOS E KIT DE DETECÇÃO DE INDIVIDUOS DE COCHLIOMYIA HOMINIVORAX MUTANTES PARA O GENE DE ESTERASE RELACIONADO COM RESISTÊNCIA A INSETICIDAS ORGANOFOSFORADOS PI0503997-5 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Renato Assis de Carvalho ; Ana Maria Lima de Azevedo Espin ; Tatiana Teixeira Torres - 01 de setembro de 2005