Busca avançada
Ano de início
Entree

Manipulacao de oocitos e do ciclo estral de femeas caninas

Processo: 04/14233-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Wilter Ricardo Russiano Vicente
Beneficiário:Ana Paula Coelho Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Progesterona   Maturação   Biotecnologia   Oócitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biotecnologia | Maturacao | Miv | Oocito | Progesterona | Reperoducao Canina

Resumo

O processo de maturação oocitária e fertilização nos canídeos é único, fato que pode explicar o sucesso limitado nas taxas de maturação oocitária in vitro em caninos. (Farstad, 2000). O motivo impulsionador de se aprimorar as pesquisas em maturação oocitária canídea, tem sido a possibilidade de manutenção da sobrevivência de canídeos ameaçados de extinção e/ou com dificuldades de reprodução natural em cativeiro. Sendo assim, a presente pesquisa terá como escopo a avaliação da maturação, nuclear e citoplasmatica, in vitro, de oócitos caninos, estudando-se a viabilidade do uso de protocolo de indução de estro para a obtenção de oocitos de maior diâmetro, bem como a influencia da suplementação do meio de cultivo (com progesterona e/ou soro de cadela em estro) e do status reprodutivo da fêmea na competência meiótica. Serão utilizadas, aproximadamente, 39 fêmeas caninas, sem raça definida, com idades entre 1 e 7 anos, pesos de 10 a 15 Kg. As cadelas serão classificadas nos seguintes grupos: GA- anestro; GB- estro induzido e GC- estro natural. Será realizada a maturação dos oócitos com mais de 110 μm de diâmetro em diferentes meios: meio controle (TCM199 + BSA + amicacina + carbonato de sódio + insulina + selenio+transferrina - meio MIV); meio MIV + progesterona; meio MIV + soro inativado de cadela em estro (SCE); meio MIV + progesterona + SCE, por período de 72 horas. Posteriormente será analisada a maturação citoplasmática e nuclear. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Ana Paula Coelho. Influência do estágio reprodutivo e suplementação do meio de cultivo com progesterona e/ou soro de cadela em estro, nas taxas de maturação in vitro de oócitos de fêmeas caninas. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.