Busca avançada
Ano de início
Entree

O impacto da escada analgésica da Organização Mundial de Saúde na qualidade de vida, nas dimensões da dor e níveis plasmáticos de interleucina-6 em doentes com dor oncológica

Processo: 04/14747-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Miako Kimura
Beneficiário:Karine Azevedo São Leão Ferreira
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer | Dor Oncologica | Interleucina 6 | Qualidade De Vida

Resumo

A dor é um dos sintomas mais freqüentes no doente com câncer e mais de 80% irão experienciar dor em algum momento da doença. A dor está associado à ocorrência de depressão, aumento de mediadores da dor (interleucina-6 (IL-6) etc.) e piora da qualidade de vida (QV).Visando alivio da dor a OMS elaborou a escada analgésica que considera a intensidade da dor e a potência analgésica como critérios para seleção das drogas. Objetivos: comparar os escores de qualidade de vida, níveis plasmáticos de IL-6 e a intensidade de depressão entre indivíduos com câncer de pulmão, mama e próstata com dor e sem dor e avaliar o impacto do uso da escada analgésica da OMS na intensidade da dor, nas dimensões da dor, nos níveis plasmáticos de IL-6 e na qualidade de vida destes indivíduos com dor oncológica, considerando o local do tumor primário, estádio clínico e extensão do câncer e outros aspectos clínicos e sociodemográficos. O estudo será constituído por duas etapas, a 1ª um estudo transversal, com 286 doentes com câncer de pulmão, mama e próstata com dor e sem dor, avaliados em um único momento; e a 2ª um longitudinal com os doentes da 1ª com controle inadequado da dor, avaliados em mais 3 momentos (D7, D21 e D35). Os dados serão coletados nos Ambulatórios de Dor, Ginecologia, Urologia e Pneumologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mediante consentimento livre-esclarecido do doente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Karine Azevedo Sao Leao. Dor e qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com câncer: influência das citocinas pró-inflamatórias TNF-α, IL-6, IL-8 e IL -1β. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem (EE/SBD) São Paulo.