Busca avançada
Ano de início
Entree

Análises morfológica e morfométrica do aparelho reprodutor de fêmeas submetidas a ovariosalpingo-histerectomia (canis familiaris, Linnaeus, 1758)

Processo: 03/05537-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Wilter Ricardo Russiano Vicente
Beneficiário:Karen Vicente Diagone
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia animal   Morfometria   Ovário   Útero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Morfologia | Morfometria | Ovario | Tuba Uterina | Utero

Resumo

Este trabalho pretende analisar morfológica e morfometricamente ovários, tubas uterinas e úteros de fêmeas caninas (Canis familiaris, LINNAEUS, 1758). Serão estudadas 15 fêmeas, hígidas, sem predileção de raça e com idades entre 1 e 7 anos. Para a análise morfológica, após a realização da ovariosalpingo-histerectomia (OSH), ovários, fragmentos de tubas uterinas e útero serão fixados em solução Bouin, por 24 horas, e processados rotineiramente para a inclusão em parafina. Após a microtomia semi-seriada, os cortes histológicos serão corados pelas técnicas do Tricrômico de Masson, da Hematoxilina-eosina de Harris e do Ácido Periódico de Schiff. Para o estudo morfológico, os cortes histológicos serão observados e fotomicrografados no aparelho Olympus BX 50. Os parâmetros morfométricos: área (μm2), perímetro (μm), diâmetro máximo (μm), diâmetro mínimo (μm) e fator de forma do citoplasma e núcleo dos ovócitos dos diferentes tipos de folículos serão avaliados pelo sistema analisador de imagens Image Pro-plus. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente pelo método de análise de variância e pelo teste de Tukey. Com isso, poderão ser estabelecidos parâmetros normais morfológicos e, sobretudo, morfométricos, que servirão de subsídios no auxílio do diagnóstico e prognóstico de enfermidades do trato reprodutivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAGONE, Karen Vicente. Histologia e morfometria do aparelho reprodutor de fêmeas submetidas à ovariosalpingo-histerectomia (Canis familiaris, Linnaeus, 1758). 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.