Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao da funcao renal em novo modelo de sindrome metabolica experimental: obesidade neuroendocrina induzida em ratos espontaneamente hipertensos.

Processo: 04/11510-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Osvaldo Kohlmann Junior
Beneficiário:Lara Beatriz Delfino Ferreira
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Hipertensão   Obesidade   Catecolaminas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Catecolaminas | Diabetes | Hipertensao | Monoglutamato De Sodio | Obesidade

Resumo

À resistência à insulina e hiperinsulinemia têm sido atribuídos como elementos comuns entre patologias como hipertensão arterial, obesidade e doenças coronarianas. A resistência à insulina está presente na hipertensão arterial essencial humana e em algumas formas de hipertensão secundária e em modelos genéticos e induzidos de hipertensão experimental. Porém, modelos experimentais de obesidade não são francamente hipertensos e alguns modelos experimentais de hipertensão não desenvolver obesidade. Em nosso laboratório estudamos um novo modelo que associa obesidade neuroendócrina associada a ratos espontaneamente hipertensos. Para estudar a fisiopatologia destes animais, a obesidade neuroendócrina será induzida pela administração neonatal de monoglutamato de sódio a ratos SHR e Wistar. Ratos Controles, SHR e Wistar, receberão no período neonatal o mesmo volume de salina. Após 12 semanas de vida, será acompanhada a pressão arterial de cauda, o peso corporal e a excreção urinária de albumina por 12 semanas. Ao final deste período de acompanhamento, os animais terão coletadas amostras de sangue para a determinação das concentrações plasmáticas de catecolaminas e fator natriurético atrial. Será também avaliada nestes animais as primeiras etapas da ação da insulina através de Western Blot. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)