Busca avançada
Ano de início
Entree

Características biológicas de quatro espécies de plantas daninhas do gênero Amaranthus

Processo: 05/51017-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2005
Data de Término da vigência: 12 de novembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Pedro Jacob Christoffoleti
Beneficiário:Saul Jorge Pinto de Carvalho
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Crescimento vegetal   Germinação   Plantas daninhas   Competição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia | Caruru | Competicao | Crescimento | Germinacao | Plantas Daninhas

Resumo

A interferência das plantas daninhas sobre as culturas agrícolas se manifesta através de meios diretos ou indiretos, sendo que o grau desta interferência é função das características intrínsecas à comunidade infestante, da cultura agrícola, da época e extensão dos períodos de convivência e das condições impostas pelo meio. Acredita-se que os esforços dos estudiosos na ciência das plantas daninhas têm por objetivo reduzir, ou mesmo minimizar, as interferências negativas impostas por estas plantas sobre as culturas agrícolas. Neste sentido os estudos sobre biologia oferecem subsídios para a adequada tomada de decisão sobre a forma de manejo de plantas daninhas a ser adotada dentro das situações vivenciadas em um sistema produtivo. Dentre as plantas daninhas presentes nos sistemas agrícolas brasileiros destacam-se, dentre outras, aquelas pertencentes ao gênero Amaranthus por possuírem elevada capacidade competitiva, numerosa produção de sementes e por apresentarem razoável número de espécies de difícil identificação. Os principais objetivos deste projeto visam o estudo das características biológicas diferenciais de quatro espécies do gênero Amaranthus, dentre estas: crescimento, desenvolvimento comparativo e fenologia; capacidade competitiva com a cultura da soja e exigências do processo e velocidade de germinação de cada uma das quatro espécies. Desta forma espera-se gerar poderosas ferramentas de manejo para as espécies do gênero Amaranthus nas condições das lavouras brasileiras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Saul Jorge Pinto de. Características biológicas e suscetibilidade a herbicidas de cinco espécies de plantas daninhas do gênero Amaranthus. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.