Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e padronizacao da tecnica de elisa("enzyme linked immunosorbent assay") para a deteccao de anticorpos anti-pcv2.

Processo: 04/05301-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:João Pessoa Araújo Junior
Beneficiário:Taís Fukuta da Cruz
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ensaio de imunoadsorção enzimática   Testes sorológicos   Suínos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circovirus Suino | Elisa | Pcv | Sorodiagnostico | Suinos

Resumo

A Síndrome da refugagem multissistêmica (SRM) é uma doença emergente causada pelo Circovírus Suíno Tipo 2 (PCV2 - "Porcine Circovirus Type 2"), caracterizada por acometer os leitões entre cinco a 12 semanas de idade, com sinais clínicos de emagrecimento progressivo, dispnéia, icterícia e aumento do volume dos linfonodos. É uma enfermidade de elevada importância econômica e com distribuição mundial. Vários casos já foram descritos no Brasil desde 2000. Entretanto, nas criações nacionais não se têm dados sobre a prevalência da SRM. Neste contexto, o presente projeto tem por objetivo padronizar a técnica de ELISA ("Enzyme Linked Immunosorbent Assay") para a detecção de anticorpos anti-PCV2 que auxiliará, posteriormente em inquéritos soroepidemiológicos e em estudos da dinâmica da infecção do agente em rebanhos suínos. O PCV1 e o PCV2 serão isolados de suspensões de linfonodos oriundos de animais positivos diagnosticados através da reação em cadeia pela polimerase, cultivados em células PK-15 ou ST e posteriormente purificados, para obtenção dos antígenos virais. Esses antígenos serão utilizados na produção dos imunoreagentes em coelhos e cobaias. Para obtenção dos antisoros específicos anti-PCV1 ou 2 cada antisoro será submetido à cromatografia de gel filtração após ter sido misturado com o antígeno heterólogo e as IgGs livres serão recuperadas. Esses antisoros específicos serão então utilizados na padronização do ELISA. Após essa padronização serão testadas as amostras de campo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUZ, Taís Fukuta da. Quantificação do circovírus suíno e sua correlação com o ganho de peso de leitões. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.